CLIQUE para RETORNAR ao ÍNDICE do Manual Básico de RH

MANUAL BÁSICO DE RH

DESCRIÇÃO DE CARGOS


"CARGO é uma 'expectativa de entrega' de produtos e/ou serviços". (Homenagem ao amigo e parceiro Consultor José Antonio Odorizzi, que gostava dessa definição)

Descrevem-se Cargos e NÃO 'ocupantes' dos Cargos

Esse é um ponto fundamental. Todo cargo é como se fosse uma CADEIRA. Essa "cadeira" pode ser ocupada por José, Antonio ou João. Há cargos ocupados por uma única pessoa (presidente, por exemplo), outros que podem ser ocupados por algumas pessoas (por exemplo, analistas de RH), e ainda outros ocupados por muitas pessoas (por exemplo, auxiliares de produção). Imagine descrever um cargo ocupado, digamos, por 200 pessoas e fazer 200 descrições. Não faz sentido. A 'expectativa' é que que todas as pessoas que ocupam o cargo "entreguem determinados produtos ou serviços" descritos na Descrição do Cargo.

Qual a utilidade de manter Descrições de Cargos?

Muita gente acha que Descrição de Cargo é uma ferramenta de RH um tanto fora de moda. Mas é um registro (físico ou virtual) de um conjunto de expectativas (missão, desafios, responsabilidades) que se pode "cobrar" de uma pessoa que ocupa o cargo. Se a pessoa que ocupa o cargo deixar a empresa, basta olhar o registro para se saber o que exigir de um candidato à vaga. Torna-se então de muita utilidade para a seleção de candidatos. Mas não é só isso. Também tem a parte legal: se uma determinada pessoa entra em juízo contra a empresa alegando que fazia tarefas que não devia fazer, esse registro pode auxiliar a empresa a se defender em juízo. Também pode servir para outras práticas. Por exemplo, para Avaliação de Desempenho (se a Descrição identificar o que a pessoa deve entregar), para desenvolvimento das pessoas no caso dos ocupantes apresentarem deficiências, para avaliação do cargo.

O conteúdo da Descrição de Cargo

Há uma grande variação de opiniões sobre o que deve constar de uma descrição de cargo. Que informações são importantes? Quantos itens devem existir numa ficha de descrição de cargos? Não há regras, há costumes. Eis algumas informações mais costumeiras:

Rótulo ou Título do Cargo

Rótulos ou Títulos não dizem tudo sobre um cargo mas, quando bem escolhidos, sinalizam o conteúdo. Rótulos como Gerente, Analista, Operador sinalizam para seus conteúdos, mas não os esgotam. Em geral, vêm acompanhados de um título de área ou de um indicativo de equipamento utilizado (operador de máquina "x", por exemplo). Além do mais, há uma certa restrição quanto ao abuso de nomenclaturas. No Brasil, há uma codificação oficial de Títulos de Cargos que as empresas devem respeitar: a Codificação Brasileira de Ocupações - CBO. É um banco de dados da Ministério do Trabalho e qualquer pessoa pode acessar, hoje em dia, via Internet.

Missão ou sumário do cargo

Item que contém uma descrição sumária dos objetivos do cargo, para que serve, o que se espera dele, de que "função" empresarial o cargo participa (= operação industrial), qual o papel nessa função (gerencial = planejar, controlar, etc.).

Exemplo - Gerente Geral Industrial: Conduzir a realização dos objetivos industriais através do Planejamento, Liderança, Organização e Controle Gerenciais das Áreas de Co-Processamento, Engenharia Elétrica, Manutenção Mecânica, Novos Projetos, Produção, Qualidade, (etc.), visando contribuir para a consecução dos negócios da empresa.

Posição relativa no organograma - o "peso" relativo do cargo

No caso do exemplo acima, o Gerente Geral Industrial se reporta a quem? Se ele se reporta a um Diretor, o seu "peso" é menor do que se ele se reportar ao Presidente. E os seus reportes diretos? Quem responde a ele?São Gerentes? São Supervisores? Quantos são? Essas informações indicam o quão importante esse cargo é para a empresa.

Desafios do cargo

Desafios são os resultados difíceis de alcançar. Exemplos de desafios de um cargo de Diretor Financeiro:

Dimensão do cargo

Este item, utilizado em geral para os níveis superiores da empresa, tem por finalidade trazer informações para medir o tamanho do cargo. Normalmente se usam dimensões do tipo: qual o valor do orçamento administrado pelo ocupando do cargo - por exemplo, "x" em milhões de dólares ou reais? quantas pessoas estão subordinadas ao ocupante do cargo? qual o tamanho do risco representado para a empresa por erros cometidos pelo ocupante do cargo?

Responsabilidades ou Atribuições do cargo

Este é talvez o item mais comum em Descrições de Cargos. Veja exemplos para um cargo de Diretor Financeiro:

Produtos ou Serviços que o ocupante do cargo deve "entregar"

Este item não é muito comum mas é de grande utilidade para a Avaliação de Desempenho do ocupante do cargo porque indica quais os resultados efetivos que serão cobrados do ocupante. Veja exemplos para um cargo de Diretor Financeiro:

PRODUTOS ou SERVIÇOS CLIENTES (Internos ou Externos) INDICADORES DE RESULTADOS
Desenvolver e Propor o Plano Estratégico de Finanças Presidente e Diretores Informações Completas e Índices de Desvios em Tempo Hábil
Estruturar e Conduzir as Operações de Investimentos Acionistas e Presidente Margem de Rentabilidade

Requisitos: competências necessárias, formação acadêmica, experiência e outros

Este item é muito útil para o processo de seleção de candidatos ao cargo pois pode incluir informações muito úteis para traçar o perfil desejado dos candidatos.Exemplo para Diretor Financeiro:


L C Daólio